PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Bobadela, Loures


Exposição de motivos
Os argumentos apresentados pelos deputados eleitos durante a sessão escolar, baseiam-se na identificação primária dos motivos que afetam a saúde mental, já que esta afeta a forma de pensar e o relacionamento consigo próprios e com os outros.
Para o bem estar dos jovens defendem:
- A redução da pressão por parte dos pais, encarregados de educação e dos professores que exigem resultados escolares, mas, por vezes, causam-lhes muita ansiedade. Os adultos não ouvem os jovens, falta-lhes tempo, porque os seus horários são muito preenchidos e têm uma vida muito intensa. No entanto pedem resultados escolares, o que lhes provoca ansiedade. Essa pressão dos adultos, nomeadamente dos pais e dos professores, por vezes, potencia distúrbios mentais. Por isso, defendem que quando um aluno é considerado problemático, a escola e os professores devem estar mais atentos e averiguar se existem outros problemas que provoquem esse comportamento.
- A redução do número de horas do horário escolar, pois a escola ocupa-lhes muito tempo e para tornar isso possível, os alunos deveriam poder ter disciplinas opcionais. Se essa redução do tempo letivo de aulas fosse exequível, podiam dedicar-se a outras atividades, e já seria possível conviver e divertirem-se mais com os colegas e os amigos, pois com eles falam abertamente sobre os seus problemas, desde as mudanças hormonais/crescimento e outras temáticas. Desse modo evitar-se-iam muitas depressões, já que muitos dos problemas mentais são, muitas vezes, provocados pelo cansaço.
- Aulas/sessões com temas próximos dos interesses dos jovens, pois assim podiam conhecer e aprofundar essas temáticas e falarem dos seus problemas nas várias disciplinas. Para além disso poder-se-ia dinamizar sessões, semanais ou mensais, com a presença de psicólogos e outros terapeutas que os possam ajudar no âmbito das suas problemáticas.


Medidas Propostas
  1. Reduzir o número de horas do horário escolar, com algumas disciplinas opcionais, por ex. Educação Visual, pois consideram que a escola ocupa-lhes muito tempo. Dar mais importância ao desporto e à cultura.
  2. Menos pressão escolar por parte dos pais/encarregados de educação e dos professores. Consideram que a pressão afeta a saúde mental. A Escola deve dar atenção aos alunos problemáticos e com problemas.
  3. Diversificar-se o ensino com aulas temáticas, para falarem sobre temas que interessam aos jovens. Devia haver mais psicólogos na escola e fazerem sessões mensais ou semanais.