PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto "Jacob Rodrigues Pereira" (Casa Pia)


Exposição de motivos
A escola, é considerada um dos espaços, em que os alunos passam grande parte do seu tempo, sendo esta um dos principais pilares do desenvolvimento e da promoção do bem-estar. E para além de adquirem conhecimentos, sentem que por vezes não há apoio a nível da sua saúde mental, estando na origem de determinados comportamentos menos saudáveis, tais como: ansiedade, tristeza, isolamento, bullying, etc. Como tal, sentem que precisam de tempo para debaterem determinados assuntos, assembleias, interações saudáveis entre os seus pares e que os educadores, professores reservem tempo para ouvi los como jovens em fase de crescimento socio emocional


Medidas Propostas
  1. • Colocar uma caixa em cada sala, para que os alunos possam escrever as suas opiniões sobre os comportamentos dos alunos na escola, e no final de cada mês, a caixa seria aberta por um professor responsável, ao qual se seguia um debate ou assembleia mensal sobre os conteúdos das cartas.
  2. • Uma vez por semana, no turno da manhã, os professores perguntarem como é a vida deles em casa e como se sentem, melhorando o ambiente na sala de aula e prestar atenção com quem têm atitudes erradas.
  3. • Ter assembleias / sessões inter turmas com o objetivo de realizar atividades afim de promover a socialização entre todos e acabar com os conflitos.