PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Restelo, Lisboa


Exposição de motivos
O Projeto de Recomendação do Agrupamento de Escolas do Restelo baseia-se na perspectiva dos alunos acerca do tema Saúde Mental, na forma como consideram que muitos colegas sofrem com problemas desta natureza e nas estratégias que deveriam ser implementadas, na escola, para combater este flagelo, muito acentuado pelos dois anos de pandemia.
Se por um lado, é fundamental que a escola possua espaços de convívio agradáveis, onde as crianças e os jovens se sintam felizes e confiantes entre os seus pares, é, igualmente, importante que os adultos, que os acompanham nos diversos espaços escolares, recebam mais formação na área da Saúde Mental, de forma a estarem mais alerta para identificar quem precisa de ajuda e para atuar, eficazmente, no acompanhamento daqueles que necessitam.
Outro dos aspectos importantes, é a existência de mais psicólogos nas escolas e a sua maior intervenção no dia-a-dia escolar. Seria relevante que estreitassem relações com os alunos de forma a que estes se sentissem mais confiantes para partilhar os seus problemas.
Por fim, e para ultrapassar as fronteiras do espaço escolar, é fundamental realizar atividades relacionadas com a Saúde Mental, que tragam à escola especialistas nesta área, que falem aos alunos sobre o tema, que os sensibilizem e consciencializem para a necessidade de partilharem o que sentem e o que os faz sofrer. Estas dinâmicas deveriam incluir campanhas de solidariedade e a elaboração de uma mascote, que pudesse ser vendida, angariando fundos para ajudar instituições ligadas à Saúde Mental.


Medidas Propostas
  1. Existência de mais psicólogos nas escolas e incremento da sua intervenção no dia-a-dia escolar;
  2. Mais formação na área da Saúde Mental para professores e assistentes operacionais;
  3. Organização de uma semana da Saúde Mental nas escolas, que inclua palestras, ações de solidariedade e elaboração de uma mascote sobre o tema.