PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Stª Doroteia


Exposição de motivos
A sociedade tem dado cada vez mais relevância ao tema da Saúde Mental, destacando-se o olhar atento sobre os jovens de todo o mundo. São várias as razões que justificam essa preocupação particular, como o impacto no seu desenvolvimento, no seu percurso escolar e nos relacionamentos que estabelecem. Ora, hoje em dia, um estado de bem-estar pleno é um desafio que abrange muitas pessoas, especialmente jovens que têm receio de expor e partilhar este problema com aqueles que lhes são próximos. O que podemos fazer, então, para responder a todas as questões que esta temática vai desencadeando? Ainda que a sensibilização para a Saúde Mental tenha aumentado, consideramos essencial reforçar a consciencialização para a relevância de uma vida que englobe a plenitude das nossas capacidades. Só assim poderemos lidar com o stress dos nossos dias e poderemos contribuir para a comunidade em que estamos integrados. Assim, o incentivo à prática de atividades que valorizam o nosso bem-estar, não só físico, mas também psicológico, consolida a ideia de que é necessário haver o equilíbrio entres estas duas vertentes. Para além disso, é fundamental inverter a perspetiva negativa que ainda se verifica quando pensamos sobre questões de Saúde Mental, a fim de anular o estigma associado à mesma. A melhor forma de o fazer é com a divulgação de informação e o aumento da literacia sobre o tema. Nesse sentido, o investimento numa cultura de promoção e de transmissão de dados pertinentes, por pessoas com alguma experiência nesta área de intervenção, assume-se como uma mais-valia para enfrentarmos as dificuldades próprias da juventude. Todavia, muitas vezes, os jovens sentem dificuldade em expor os seus problemas perante o olhar do Outro. Por isso, consideramos que a privacidade e o respeito pela partilha são fundamentais para a resolução destas dificuldades e, por conseguinte, a existência de espaços próprios para as enfrentar seria uma ótima maneira para evitar a vergonha do julgamento pelos adolescentes. Mais ainda, a presença anónima de entidades especializadas no assunto permitiria a estes jovens criar laços de confiança para serem compreendidos, e, por fim, ajudados. Efetivamente, a vivência atual dos jovens é ainda mais difícil que a das gerações anteriores, já que são confrontados com a pressão das redes sociais, dos trabalhos escolares e da competição entre pares. Logo, é crucial reforçar a necessidade de pararmos e de fugirmos do frenesim do quotidiano, abstraindo a mente de um mundo agitado. Por fim, destacamos o papel que as escolas desempenham na defesa e promoção da Saúde Mental. Acreditamos que a exposição não invasiva dos problemas, a partilha de momentos difíceis com os jovens e a realização de atividades que promovam o relaxamento da mente ajudarão a diminuir o número de casos de jovens em situações de risco ou cuja saúde mental esteja fragilizada. Em suma, pretendemos promover esta temática, a fim de que todos possam fazer uso das suas potencialidades.


Medidas Propostas
  1. Criação da iniciativa “Psicologia às Cegas”, um espaço de ajuda especializada, sem que a identidade dos envolvidos (Psicólogos e Alunos) seja revelada.
  2. Dinamização de campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental, com palestras relativas à temática e com iniciativas de incentivo à prática de estilos de vida saudáveis.
  3. Implementação, no horário escolar dos Alunos, de um tempo de repouso mental, com periodicidade semanal, com exercícios de meditação e pilates.