PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Real Colégio de Portugal


Exposição de motivos
Ser jovem é sinónimo de vitalidade, irreverência e dinamismo. Mas muitas vezes também é sinónimo de dificuldade de falar abertamente sobre os nossos problemas. O medo de ser envergonhado pelos colegas, de ser considerado estranho, diferente, fazem com que muitos jovens sofram em silêncio. Atualmente, poucos jovens têm tempo ou coragem de desabafar com os professores ou adultos no geral e isso é porque muitos deles têm uma certa insegurança e ansiedade em relação ao que poderá acontecer se abordarem certos assuntos. Esta situação causa ansiedade nos adolescentes e pode amplificar os seus problemas.
A ansiedade, infelizmente, é uma emoção negativa experienciada por muitas pessoas no seu dia a dia. Existem vários tipos de ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Síndrome de pânico; Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); ou o stress pós-traumático. A ansiedade patológica, realmente diagnosticada, é caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegurança, normalmente acompanhada por alterações físicas muito desagradáveis como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas. Esta é uma das doenças mentais mais frequentes em Portugal.
Nos dias de hoje, os jovens passam muito tempo na Escola. Assim, promover um ambiente saudável na escola manifesta-se fundamental para a Saúde Mental dos Jovens, sendo esta o local ideal para criar um Programa de Psicologia abrangente na Comunidade Educativa.


Medidas Propostas
  1. Sugere-se a implementação de um tempo letivo no horário dos alunos em que estes possam estar com um Psicólogo com quem possam fazer avaliações psicológicas periódicas, desabafar e resolver problemas psicológicos que possam ser mais graves.
  2. Para combater as diversas formas de ansiedade que podem impedir os jovens de ter a sua vida normal, propomos que todos os alunos tenham à sua disposição nas escolas, através de um Serviço de Orientação Escolar, a frequência gratuita de atividades extracurriculares desportivas direcionadas para ajudar a aliviar o stress, com uma oferta distinta da disciplina de Educação Física.
  3. Propomos a criação de um Programa Escolar abrangente, com atividades diversificadas que trabalhem, por um lado, a componente psicológica dos elementos da comunidade, por outro, a componente física, com atividades que incentivem os jovens a optar por estilos de vida saudáveis, como a educação alimentar, a prática de mais exercício físico ou a prática de mais atividades coletivas.