PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa


Exposição de motivos
A temática proposta pelo Parlamento dos Jovens foi subordinada à Saúde Mental, assunto que deve ser refletido junto das instituições políticas, pensado nas comunidades educativas e sensibilizado em cada grupo ou indivíduo.
Nos últimos anos, a sociedade foi confrontada com uma pandemia, que alterou o paradigma em que vivíamos e nos obrigou a interagir virtualmente. As comunidades educativas também transformaram os espaços de sala de aula em lugares digitais. Não obstante o contato pessoal, muitos sentiram pela primeira vez a solidão, o que em alguns casos conduziu à depressão, a várias perturbações de saúde mental, por vezes intensificadas pela ansiedade.
Nesse contexto, começou a falar-se de Saúde Mental e a sociedade foi alertada para a necessidade de se informar e saber como agir junto dos jovens que enfrentam realidades que precisam ser acompanhadas. Todavia, para que esse acompanhamento realmente possa ser feito nas escolas, é preciso sensibilizar a comunidade escolar e apostar na sua formação.
Quando o projeto foi apresentado na Escola Básica de Telheiras, o tema começou a ser trabalhado nas aulas, surgindo propostas que os alunos iriam apresentar, de forma concreta, como reflexão e resposta a uma questão tão sensível e pertinente.
A primeira integra-se como uma resposta que consideramos essencial para melhorar o acompanhamento dos jovens pelos profissionais de Educação, sobretudo professores e assistentes operacionais. A nossa medida prevê a formação concreta e realista sobre os problemas da Saúde Mental e melhores formas de lidar com isso. Os professores e funcionários das escolas estão com os alunos todos os dias e precisam de saber como lidar com cada um.
Relativamente à segunda ideia, consideramos que a consciencialização sobre a Saúde Mental na comunidade escolar é extremamente importante. Se por um lado a formação dos professores e colaboradores é importante, por outro o envolvimento e sensibilização da comunidade escolar composta pelos Encarregados de Educação, Associações e Instituições próximas às escolas e, mais que tudo, os próprios alunos, é fundamental. É necessário falar deste assunto nas aulas de Cidadania, nos diversos anos de escolaridade, abordá-lo em projetos interdisciplinares que envolvam a comunidade, fazer conferências, ações de sensibilização e outras iniciativas que informem com qualidade as pessoas sobre esta temática. Verdadeiramente, só com informação é que as pessoas podem acompanhar e saber lidar com quem precisa de ajuda.
No que concerne ao último ponto, defendemos a criação de espaços seguros e diversificados onde se possa abordar esta temática com profissionalidade, tranquilidade e privacidade, sobretudo dos alunos que precisam de orientação, acompanhamento ou de formação sobre a temática já referida.
Em conclusão, as nossas propostas vão ao encontro da formação, sensibilização e comunicação sobre a Saúde Mental em toda a comunidade educativa, algo essencial na nossa sociedade.


Medidas Propostas
  1. Formação para os profissionais de Educação, sobre Saúde Mental nos Jovens.
  2. Consciencialização sobre Saúde Mental na comunidade escolar, através de formação de competências da vida ativa.
  3. Criação de espaços seguros e diversificados para alunos da escola, onde se fale de Saúde Mental.