PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, Alcabideche, Cascais


Exposição de motivos
É importante que os jovens tenham uma saúde mental saudável. Para esse fim é necessário que os jovens sejam encorajados a expressar os seus sentimentos, que lhes seja dedicado tempo de qualidade, e ainda incentivá-los para que tenham um corpo saudável em que se possam sentir confortáveis e alegres. Com esse objetivo queremos melhorar a qualidade e a eficácia do apoio aos alunos com transtornos mentais nas escolas, e valorizar a saúde mental de quem possa influenciar a saúde mental dos adolescentes.


Medidas Propostas
  1. Aumento das equipas de psicólogos nas escolas para a realização de sessões e acompanhamento psicológico com a comunidade educativa.
  2. Informar a comunidade escolar do 1º e 2º ciclos sobre a problemática da saúde mental com dinâmicas ativas e pedagógicas e consciencializar os restantes ciclos para os problemas causados pelos vícios (consumo de substancias ilícitas).
  3. Criação de uma linha telefónica concelhia que permita uma ligação direta entre a escola e um hospital de proximidade, para o agendamento de consultas com profissionais da área da saúde mental, para alunos que apresentem sintomas de distúrbios mentais graves.