PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato de Nª Srª do Rosário


Exposição de motivos
A saúde mental é o bem-estar individual, onde, o sujeito consegue superar as dificuldades encontradas na vida, alcançando prosperidade e controlo emocional. Nos dias de hoje, com o advento das redes socias, a pandemia do Covid-19 e a quarentena subsequente, a saúde mental tornou-se um tema imprescindível da nossa sociedade moderna. Durante a pandemia da Covid-19, a maior parte da população portuguesa esteve fechada em suas residências, dentro desse grupo encontravam-se jovens nas suas adolescências, que, por conta de estarem trancados em suas casas, perderam anos marcantes das suas vidas.
As consequências destas circunstâncias ainda não foram expostas completamente, mas, algumas destas repercussões já foram desmascaradas. Nos últimos dois anos, o número de casos de questões psicológicas e emocionais veio a aumentar amplamente, comparado com os anos prévios, o que conduziu ao nascimento de uma geração de jovens cada vez mais ansiosos, frustrados e menos produtivos. Esta situação é bastante grave e precisa de ser resolvida e tratada de forma séria e ponderada, empregando toda a informação ao nosso dispor.
A inação das autoridades para resolver esta crise levou ao agravamento dos diferentes problemas de foro mental que estão na base deste debate. É, por isso, necessário chegar a uma ou mais resoluções de forma a efetivamente diminuir ou eliminar esta adversidade a longo prazo. Deste modo, conseguimos prevenir não só o aumento de problemas de foro psicológico, como também, controlar o aumento do consumo de psicofármacos que, em Portugal, é um dos maiores no mundo. Por esta razão, o Externato Nossa Senhora do Rosário compôs dois planos de ação de forma a acabar com este obstáculo.


Medidas Propostas
  1. Contratação de mais Psicólogos, com maior incentivo financeiro e profissional, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
  2. Criação de uma estrutura de prevenção da Saúde Mental, formando equipas para todas as freguesias do país, usando o método “Shamiri Intervention”.
  3. --