PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Marista de Carcavelos


Exposição de motivos
- A criação de uma sala de convívio permitirá fortalecer amizades e fomentar novas relações, num ambiente agradável em que todos os alunos e sintam bem e possam partilhar experiências e dificuldades. Seria um local inclusivo que ajudaria a combater a solidão dos jovens mais introvertidos. O aumento do número de psicólogos nas escolas permitirá acompanhar adequadamente os alunos, combatendo e atenuando manifestações de ansiedade, depressão, défice de atenção, entre outras. Possibilitaria, também, diminuir fenómenos como o bullying e a discriminação. O tempo de relaxamento ajudaria a separar / delimitar os momentos de recreio e de aula, aumentando os níveis de concentração e a capacidade de aprendizagem dos alunos, ajudaria a reduzir a tensão habitualmente existentes antes dos momentos de avaliação


Medidas Propostas
  1. Estabelecimento de um tempo de relaxamento, com uma periodicidade bissemanal e com uma duração aproximada de dez minutos.
  2. Reforço das equipas de psicólogos nas escolas, visando um melhor acompanhamento de todos os alunos.
  3. Criação de uma sala ou um espaço mais amplo de convívio que integre diversas atividades que favoreçam a integração / inclusão dos alunos.