PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Vale Aveiras, Aveiras de Cima, Azambuja


Exposição de motivos
1 - O Yoga e o Mindfulness contribuem para o equilíbrio e o bem-estar social e mental, porque se realizam atividades de relaxamento e de promoção da autoestima. Todos os alunos teriam a possibilidade de desenvolver estas atividades de forma voluntária.

2 - A prática de exercício físico está diretamente associada à saúde mental. É de conhecimento comum que praticar exercício físico ajuda a diminuir o stress, permite prevenir estados depressivos e de ansiedade, contribui para o controlo da agressividade e melhora a autoestima, a memória, a capacidade de concentração e até as capacidades cognitivas. Quando associado ao lazer e ao ar livre, acrescentam-se benefícios para a prática do mesmo.

3 – A criação de um “Gabinete de Emoções-Porta Aberta” de acesso a todos permitiria a possibilidade de qualquer aluno ter acesso a este recurso de apoio e aconselhamento sempre que sentisse essa necessidade (ex: para trabalhar a gestão de emoções, a gestão de desafios e perdas e a melhoria dos resultados escolares). Neste recurso estariam disponíveis professores e outros técnicos especializados (ex: psicólogos).


Medidas Propostas
  1. Criar clubes de Yoga / Mindfulness para todos os alunos.
  2. Equipar as escolas com equipamentos e aparelhos de Fitness para exercício físico ao ar livre.
  3. Criar um gabinete para os alunos – “Gabinete de Emoções - Porta Aberta”.