PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha


Exposição de motivos
A Saúde Mental, em particular na adolescência, tem vindo a ser uma importante área de preocupação e intervenção. A pandemia trouxe novos desafios e novas realidades, agravando assim todas estas situações.
Cerca de um terço dos alunos portugueses mostram sinais de doença psicológica, um problema que se vai agravando com o avançar dos anos escolares (principalmente no décimo segundo ano, onde são relatados os problemas) e afeta mais as raparigas.
Um quarto das crianças são agitadas (23,2%) e distraem-se com facilidade (24,9%), mas 88,6% dizem ter pelo menos um bom amigo.
Entre os alunos mais velhos, mais de um quarto disse sentir tristeza (25,8%), irritação ou mau humor (31,8%) e nervosismo (37,4%) várias vezes por semana ou quase todos os dias, quase metade dos alunos (42,7%) admitiu que ficava muito tenso na altura dos testes de avaliação escrita.
Para agravar os dados acima expostos, a Depressão aumentou nos adolescentes e afeta, no momento, segundo estudos efetuados, 42% dos jovens.
No cenário pós-pandemia, os problemas de ansiedade agravaram-se (20.5%), afetando um em cada cinco adolescentes, bem como os problemas de depressão, 1 em cada 4 adolescentes (25.2%).
Mais de 60% dos jovens admitiram ter sido vítimas de bullying online.
A escola, mais do que um local de formação, é o espaço onde os adolescentes / jovens passam a maior parte do seu tempo, assim sendo, é urgente que se criem condições e implementem medidas para que, neste espaço, efetivamente, nos sintamos verdadeiramente bem.
As nossas escolas, mais do que nunca e, atendendo às vivências experienciadas nos últimos anos, devem garantir aos adolescentes / jovens um conjunto de espaços e/ou dinâmicas que lhes proporcionem uma melhoria significativa nos seus estados emocionais, para que, assim, se consiga obter uma melhoria significativa no estado emocional e se vá melhorando a saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de um site (sítio), numa plataforma online, onde os alunos, anónima e voluntariamente possam registar o seu mal-estar emocional; este site terá ligações a uma equipa multidisciplinar (psicólogo escolar, psicólogo clínico, médico de família, diretor de turma) que tomarão todas as medidas que julgarem necessárias para que se possa contribuir eficazmente para uma melhoria do estado emocional do aluno.
  2. Revisão de Programas / Aprendizagens essenciais das diferentes Áreas Curriculares e respetivos modelos de Avaliação;
  3. Implementação de um sistema de formação para os Assistentes Operacionais, de forma a poderem auxiliar os alunos em situação de fragilidade emocional e ou questões relativas à saúde mental ;