PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça


Exposição de motivos
Os problemas psicológicos causam aos jovens graves prejuízos que podem prolongar-se até à fase adulta, afetando não apenas o seu desempenho escolar, mas também a sua vida social e pessoal.
Para combater esta adversidade dos indivíduos e da comunidade/sociedade, a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto apresenta as seguintes propostas.
A primeira consiste em criar e divulgar mais sites onde os jovens possam desabafar sem medo de serem conhecidos ou julgados, já que seriam anónimos, e de locais para pedidos de ajuda e denúncia em casos de Bullying ou Cyberbullying, uma vez que estes são fatores negativos para a saúde mental. Em ambos, será possível recorrer à ajuda de profissionais, quando necessário. Com esta medida conseguiremos apaziguar ansiedades, pressões e stresses de que os jovens sofrem, dando-lhes um refúgio, um lugar onde podem desabafar sem sentirem que estão a incomodar alguém.
A saúde mental, que é tão importante como a física, não é considerada da mesma forma; exemplificando, existe a educação física para regular um bom estado físico do nosso organismo, mas nada é oferecido no domínio da saúde mental. Porém, a solução não passa por adicionar mais uma disciplina, visto que a carga horária dos jovens já é bastante pesada e aumentar esse tempo só agrava a situação. Então, na segunda medida propomos a criação de espaços nas escolas onde os jovens possam relaxar, distrair-se ou até tentar resolver as preocupações que têm, através de diversas atividades: conviver com mascotes (animais) que, muitas vezes, transmitem um maior afeto aos que dele necessitam, fazendo com que estes se sintam valorizados e descubram a sua importância; ler; desenhar, entre outras, de acordo com os gostos e necessidades de cada um. Este espaço terá apoio dos gabinetes de psicologia e também servirá para toda a comunidade aprender mais sobre este tema fundamental.
A terceira medida, por sua vez, tem o objetivo de combater o estigma, ou seja, os preconceitos, estereótipos e atitudes de exclusão que continuam a ter consequências tão negativas quanto inaceitáveis na saúde mental dos jovens e da sociedade em geral.
Portanto, através da divulgação junto dos cidadãos, de informações corretas sobre o tema, da sensibilização para a inclusão e da promoção regular de atividades interativas e afetivas entre turmas, grupos de trabalho e todo o resto da comunidade, para criar um ambiente saudável para a mente, será possível prevenir o surgimento de problemas psicológicos. A regularidade destas atividades pode ser mensal, semanal, bissemanal, ou de outra frequência, consoante as necessidades que surjam.
Concluindo, as três propostas permitirão prevenir e minimizar o fator que intensifica o problema da saúde mental, ou seja, o estigma.


Medidas Propostas
  1. Criação de mais sites de desabafos anónimos e de denúncia e pedidos de auxílio em situações de Bullying e Cyberbullying, devidamente divulgados e que possuam linhas de apoio 24h para casos mais urgentes.
  2. Criar espaços nas escolas, de acesso livre, onde os jovens possam realizar atividades anti stress, tensão e ansiedade, como ler, ouvir música, desenhar, dançar, conversar, conviver com animais, entre outras, com o apoio de profissionais da área da psicologia e onde toda a comunidade possa informar-se sobre o tema da saúde mental.
  3. Redução do estigma (preconceitos) através da divulgação de informações corretas sobre o assunto, sensibilização da população para a inclusão e promoção regular de atividades interativas e afetivas entre as turmas, grupos de trabalho e toda a restante comunidade para criar um ambiente saudável para a mente, evitando, assim, o surgimento de problemas psicológicos.