PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos


Exposição de motivos
1. Propomos iniciar as aulas meia hora mais tarde, o que inclui mudar também os horários dos transportes, e aumentar entre mais quinze e vinte minutos a hora de almoço. O que significaria uma redução das aulas em cinco minutos, acabando mais tarde no máximo vinte minutos. Mudar os horários desta forma pretende fazer diminuir o stress dos alunos, aumentar o seu descanso e ajudar na conjugação da vida pessoal com a vida escolar.

2. Achamos que deve ser criada uma sala, em todas as escolas, em que os alunos possam conversar, estar confortáveis e em convívio num ambiente mais relaxado (diferente da biblioteca, da sala da associação de estudantes e da sala de aula). Esta sala é orientada para atividades, que podem ocorrer periodicamente (jogos, expressões plásticas, expressões corporais/performativas, cinema, relaxamento, entre outros).

3. Consideramos que a criação de clubes diversificados, que vão para além dos mais tradicionais (futebol ou futsal, dança, ginástica, basquete, artes, robótica, xadrez, leitura, culinária, matemática, etc) que teriam o objetivo de promover o convívio saudável entre os alunos de diferentes turmas e faixas etárias e dinamizar atividades com as quais se sentem incluídos e confortáveis.


Medidas Propostas
  1. Diminuição da carga e distribuição horária
  2. Criação de salas de convívio para os alunos
  3. Criação de clubes para os alunos