PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Benedita, Alcobaça


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens tem vindo a piorar nos últimos anos, em parte devido à pandemia, à necessidade de confinamento e à ansiedade provocada pela Covid.
Os jovens estão cada vez mais ansiosos e têm mais dificuldades em lidar com os problemas do dia-a-dia, o que os leva muitas vezes a necessitar de ajuda profissional.
O número de psicólogos existentes nas escolas é claramente insuficiente para as necessidades atuais e fora da escola nem todas as famílias têm possibilidade de pagar uma consulta. Portanto, consideramos que a criação do cheque-psicólogo permitiria aos alunos e às suas famílias acederem a sessões de terapia com um profissional especializado (psicólogo). Este protocolo teria uma implementação semelhante à do cheque-dentista, focando-se nas crianças e jovens em idade escolar abrangidos por um Programa Nacional de Saúde Mental.
Considerando que grande parte da vida dos jovens é passada na escola, entendemos que deve estar na escola a resposta para ajudar os jovens na melhoria da sua saúde mental. Assim sendo, surge a necessidade de colocar mais psicólogos à disposição em escolas e em Centros de Saúde, sendo o ideal um psicólogo por cada 100 pessoas.
Além de uma intervenção mais individualizada, o psicólogo escolar ou o psicólogo do Centro de Saúde local também deve atuar em grupo, com as turmas das escolas, dinamizando ações de sensibilização sobre temas que afetam a saúde mental, tais como: literacia financeira e dependências.
Consideramos que a inclusão no currículo de Educação Física da prática de yoga pode ser muito benéfico para os jovens, uma vez que o yoga ajuda a acalmar e, quando praticado regularmente, contribui para o equilíbrio da saúde física, mental, emocional e até social. Para além disso, podem inserir-se no plano de atividades das escolas sessões mensais de meditação, mindfulness, atividades sensoriais, entre outras práticas que contribuem para a preservação da saúde mental. Estas sessões culminariam numa “Semana da saúde mental” na qual se englobassem todas as turmas nas referidas atividades.


Medidas Propostas
  1. Criação de um cheque-psicólogo nacional, com acesso a consultas psicológicas pagas pelo Serviço Nacional de Saúde.
  2. Dinamização de sessões de esclarecimento e debates, nas escolas, sobre temas que afetam a saúde mental (literacia financeira, dependências, ansiedade).
  3. Criação de sessões de cuidados práticos de saúde mental, tais como, yoga, meditação, mindfulness, atividades sensoriais.