PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Ansião


Exposição de motivos
Estima-se que em todo o Mundo 10 a 20% dos adolescentes têm doença mental, embora alguns destes não sejam corretamente diagnosticados nem tratados, assinala a Organização Mundial da Saúde. Esta situação atribui-se a vários motivos, nomeadamente à falta de conhecimento ou consciência da doença mental entre os profissionais de saúde e ao estigma da doença que limita o pedido de ajuda por parte das pessoas que precisam.
A prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas da doença mental. Os pais e professores assumem um papel fundamental na formação de competências dos adolescentes para que consigam lidar com os desafios do dia a dia.
É essencial um investimento governamental multissetorial (Segurança Social, Saúde e Educação) em programas abrangentes, integrados, e baseados na evidência, que consciencializem, promovam e protejam a saúde mental dos adolescentes.
A promoção da saúde mental e bem-estar ajuda os adolescentes a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito e também traz benefícios para a economia e sociedade: com adultos saudáveis a contribuir para o desenvolvimento da atividade em termos laborais, familiares, comunitários e sociais.


Medidas Propostas
  1. Criação de grupos anónimos de autoajuda e partilha nas escolas.
  2. Dinamização de ações de formação, sobre Saúde Mental nos Jovens, para professores/assistentes operacionais.
  3. Criação nas escolas do “Clube Escolar de Promoção da Saúde Mental”, que fomentem a realização de atividades promotoras do bem estar físico e psíquico dos alunos.