PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Leiria


Exposição de motivos
Os alunos da Escola Básica Dr. Correia Alexandre do Agrupamento de Escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra, analisaram a temática e participaram em várias ações dinamizadas (sessões de esclarecimento por técnicos de saúde especializados – do Agrupamento do Centro de Saúde Pinhal Litoral afeta ao nosso Agrupamento em parceria com o PAPES) onde foram esclarecidos sobre as problemáticas da saúde mental nos Jovens, culminando num debate especial com a vinda do Sr. Deputado da Assembleia da República, Dr. António Sales. Os discentes informados e sensibilizados com as dificuldades em dizimar esta problemática crescente na nossa sociedade, quer nos jovens quer nas famílias afetadas, sobretudo nesta fase pós-pandémica, consideram urgente a necessidade ter mais psicólogos a tempo inteiro nas escolas e a criação de gabinetes de apoio específico para serem ouvidos e lhes darem uma resposta eficaz e célere.
Consideram, igualmente, a pertinência da sua participação, nos assuntos relacionados com a saúde e propõe instituir nas escolas, um programa de apoio de prevenção à Saúde Mental, com atividades periódicas de carácter obrigatório que envolva a prática de atividades físicas e sessões de relaxamento, com a participação de famílias e restante comunidade educativa, fomentando a articulação com as entidades do Poder Local.
Deste modo, consideram que o Estado e a Sociedade Cível deverão assegurar o direito à saúde de todos promovendo e criando mecanismos concretos no combate aos problemas de saúde mental, quer no sistema educativo quer na sociedade, com responsabilidades repartidas num Estado Democrático, defendendo assim a canalização de verbas específicas para a contratação de mais psicólogos e técnicos especializados na área da saúde mental.


Medidas Propostas
  1. De forma a sensibilizar e alertar as camadas jovens, propomos a criação obrigatória, nas escolas do nosso país, de um Gabinete Específico de Apoio Mental aos alunos de modo a satisfazer as suas necessidades prementes no que concerne aos problemas mentais e sociais.
  2. Propomos instituir, também nas escolas, um programa periódico de apoio aos estudantes com atividades de carácter obrigatório, com a prática de atividades físicas (como caminhadas, peddy-papers, sessões de relaxamento/mindfluness, entre outras) que envolva as famílias e restante comunidade educativa, de forma a prevenir nos jovens atuais os problemas da saúde mental.
  3. Defendemos, por último, a canalização de verbas específicas do Orçamento de Estado e de Fundos Europeus para a contratação de mais Psicólogos e Técnicos Especializados e para atividades de promoção e prevenção da Saúde Mental dos jovens na escola.