PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, Porto de Mós


Exposição de motivos
Este ano letivo o programa “Parlamento dos Jovens” foi escolhido para debate um tema pertinente e muito atual – “Saúde Mental”. Após a pandemia do Covid 19 tornou-se urgente não esquecer que ter um problema de Saúde Mental não é um sinal de fraqueza e não nos faz pessoas piores ou inferiores às outras.
O nosso projeto de recomendação está direcionado para propostas de promoção de saúde mental a aplicar nas escolas como: acesso a recursos de saúde mental, criação de espaços de bem estar e relaxamento e gestão de stress, programas de orientação e terapia, oferta de atividades de grupo e formação sobre a temática para alunos e outros membros da comunidade educativa.


Medidas Propostas
  1. Integração do tema “Saúde Mental” nos projetos de domínio de autonomia curricular, no âmbito da Flexibilidade Curricular, e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de modo aumentar o conhecimento sobre a temática e promover estilos de vida e escolhas comportamentais saudáveis entre os jovens.
  2. Promover o bem-estar no espaço escolar através implementação estratégias de gestão de stress e ansiedade, como por exemplo: criação de espaços de relaxamento (yoga) e meditação; criação um Clube “SOS-Saúde Mental” nas escolas.
  3. Aumentar o orçamento do Ministério da Educação, com a finalidade da Escola disponibilizar a todos os alunos acesso gratuito a recursos de saúde mental qualificados (terapias, grupos de apoio); promover ações de formação sobre saúde mental, para de professores e funcionários para ajudarem os jovens a lidar com os problemas de saúde mental e aumentar o número de técnicos nos Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas.