PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "João de Barros"


Exposição de motivos
As propostas do Colégio João de Barros são fruto de uma reflexão sólida e consciente, que representam a vontade democrática da nossa assembleia escolar. Estas propostas pretendem ser mais um contributo nesta luta pela promoção da saúde mental, problema que a todos e a todas nós, direta e/ou indiretamente, diz respeito.
Este é um problema de todos! É um problema social! Pelo que cada um de nós tem a responsabilidade, o direito e o dever, de trabalhar e de contribuir para o bem-estar do dia-a-dia, pois, somos responsáveis por aqueles que partilham esta história a que chamamos vida. Somos responsáveis por aquele e por aquela que está neste momento ao nosso lado.
Se o principal valor da democracia é a responsabilidade e o cuidado que devemos ter com o Outro, devemos preparar-nos e preparar as gerações mais novas, consolidar o conhecimento e continuar a abrir novos horizontes, de modo a desenvolvermos mecanismos que promovam a sã convivência, a empatia, o bem-estar individual e coletivo, enfim... a valorização da vida.
Este desafio é enorme, pelo que temos de estar disponíveis e adotar posturas corajosas que vão ao encontro do Outro! É fundamental estarmos alerta, mas não sermos alarmistas; inclusivos e não individualistas; perceber que somos diferentes, mas ao mesmo tempo todos iguais, não esquecendo nunca que não nos contruímos sozinhos: precisamos sempre do “Outro”.


Medidas Propostas
  1. Criação de um sistema de consultas de rastreio em idades predefinidas, de acordo com o contexto social e familiar;
  2. Disponibilização de uma sala, devidamente equipada e com atividades individuais e/ou coletivas, onde os alunos possam permanecer quando se sentem ansiosos, sob supervisão de um funcionário;
  3. Criar condições económicas mais atrativas para aumentar o número de profissionais vocacionados para a saúde mental no Serviço Nacional de Saúde (reforço/melhoramento dos Centros de Apoio Psicológico)