PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio


Exposição de motivos
Os "novos" tempos que a Pandemia iniciou forçaram os jovens em idade escolar ao confronto com alguns dos seus maiores medos. Medo de perder aqueles de quem estão mais próximos, medo por si, medo pelas alterações que observaram na sociedade. A juventude não lhes permite envolver ainda a necessária resiliência para enfrentar estes momentos e, perante tal fragilidade, observou-se uma procura de apoio naqueles que lhes estão mais próximos, em primeiro lugar a família e, logo depois, a Escola. Nessa perspetiva da construção dos jovens enquanto indivíduos, os alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Nazaré discutiram e procuraram apurar as propostas mais significativas para os seus anseios e necessidades. As nossas propostas projetam-se na nossa Escola e são ajustáveis a qualquer escola do país. Escolhemos a Escola porque é a nossa segunda casa, o local onde nos relacionamos com os nossos amigos, onde aprendemos, onde diariamente crescemos e de onde nos projetamos para um Mundo melhor, assente numa cidadania ativa. As propostas que fazemos têm o seguinte enquadramento: - o Fórum que se propõe deve ser aberto à participação de todos os alunos e a psicólogos convidados, devendo sempre ser mediado por um psicólogo escolar. É composto por um espaço virtual e um espaço físico na Escola; - no âmbito da flexibilidade e autonomia curricular das Escolas, propor a criação de uma área que integra a componente letiva, que é orientada por um psicólogo e para a qual devem ser convidadas pessoas relevantes da comunidade, com experiência no acompanhamento e orientação de jovens, ou com experiências de vida relevantes e inspiradoras, fomentando a partilha e o diálogo; - reduzir o número de horas letivas no modelo clássico, deixando em aberto a possibilidade de criar momentos mais diferenciados, ligados a atividades no espaço exterior ou de aprendizagens não formais.


Medidas Propostas
  1. Criação de um FÓRUM na Escola, mediado por um psicólogo.
  2. Redução da carga letiva (número de horas em salas de aula).
  3. Criação da área curricular "Psicologia e Saúde Mental dos Jovens".