PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande


Exposição de motivos
Selecionado na última edição do Parlamento dos Jovens, o tema dedicado à “Saúde Mental dos Jovens”, reflete que este assunto se encontra no centro das nossas preocupações e do nosso interesse.
Na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Saúde, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lembrou que o suicídio constitui a segunda causa de morte entre os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos. Os números falam por si e reclamam de todos nós uma reflexão e uma maior ação. Profundamente preocupados com este flagelo e cientes que podemos contribuir para a sua mitigação, apresentamos as seguintes propostas, que mereceram uma reflexão e debate prévios em torno dos mesmos.


Medidas Propostas
  1. A nossa primeira proposta é a criação de um Clube de Partilha de Experiências (CPE). Com esta proposta, pretendemos proporcionar um espaço onde os jovens possam espontaneamente partilhar as suas experiências, emoções e problemas com outros jovens e profissionais.
  2. A nossa segunda proposta consiste numa intervenção de âmbito fiscal que contemple, preferencialmente, a diminuição do IVA para 6% para toda a prática desportiva, sem deixar de considerar uma possível dedução desses mesmos encargos em sede de IRS.
  3. Apresentamos como terceira proposta a realização de palestras com questionários e perguntas sorteadas sobre temas da atualidade, tais como a identidade de género, bullying e, por fim, atividades dinâmicas de apoio psicológico.