PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, Marinha Grande


Exposição de motivos
Os desafios que se colocam na sociedade do século XXI, implicam um maior destaque a um tema ainda pouco estudado em Portugal: a saúde mental nos jovens.
Investir na saúde mental e no bem-estar dos jovens é um passo fundamental para a construção de uma sociedade sólida, equilibrada e segura dos seus valores. O sucesso do futuro dos jovens depende da aposta e do apoio dado pelos pais, educadores e pela sociedade aos problemas inerentes à saúde mental. O desconhecimento ou o “desvalorizar” de muitas das emoções ou pensamentos dos adolescentes e, a falta de estratégias eficazes para gerirem os desafios do dia a dia têm um grande impacto na qualidade de vida dos jovens. Por isso, é necessário investir e repensar todas as políticas elaboradas sobre este tema e reconhecer que os adolescentes de hoje, serão os adultos de amanhã. Por isso propomos:


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aula de Cidadania, por mês, com a psicóloga para dar aconselhamento e orientações ao nível da psicologia educacional e organizacional.
  2. Investir mais dinheiro nas escolas para melhorar as condições de aprendizagem e o apoio psicológico e ao estudo.
  3. Criação de uma linha de apoio on-line sobre a saúde mental nos jovens, gratuita, 24 h por dia para adolescentes a partir dos 12 anos.