PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande


Exposição de motivos
Nos dias que correm, a vida de um estudante é feita de muito trabalho para alcançar fins maiores, muito stress e também de demasiado tempo de ecrãs. Por outro lado há pouco convívio entre pares, partilha de experiências/problemas e pouco tempo para uma vida própria.
A sobrecarga de instrumentos de avaliação e a carga horária, em conjunto com a pressão de resultados, são uma fonte de stress excessivo, potenciando o surgimento de doenças mentais nos jovens, além de insónias, problemas familiares e falta de equilíbrio emocional.
Ainda que jovens, somos humanos e vamos aprendendo com os nossos erros e com os dos outros, mas falta-nos tempo para a partilha entre pares, seja de experiências de vida, seja de convívio face a face, não através de écrans. Tudo isto agravado por uma pandemia que nos manteve demaiado tempo "presos" em casa.


Medidas Propostas
  1. Criação de grupos anónimos, com total confidencialidade e anonimato, contando com a participação de psicólogos na dinamização e gestão dos grupos e com a indicação de alunos por parte dos diretores de turma, conhecedores de situações problemáticas que pudessem beneficiar da participação nestes grupos.
  2. Limite de avaliações por semana.
  3. Proporcionar uma maior diversidade de atividades desportivas e/ou lazer nas escolas, pois com a pandemia o tempo de “écran” triplicou e consequentemente a prática de atividade física e os momentos de convívio diminuíram.