PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria


Exposição de motivos
As medidas apresentadas visam dar a conhecer maneiras de cuidar da saúde mental e promover atividades que nos permitam manter essa saúde. Nos locais de trabalho e de estudo devem ser facultadas palestras sobre o tema e os jovens devem ter disponíveis várias atividades que promovam a saúde mental e que os ensinem a tratar da mesma. Atividades como o desporto, teatro, ioga, mindfullness, artes, entre outras, cuidam da nossa saúde mental e devem estar disponíveis em horários que se possam frequentar, nos locais de trabalho e nas escolas. Estas atividade promovem o relaxamento e o trabalho colaborativo. Nas escolas achamos que deve ser reservado um horário perto da hora de almoço, antes ou depois, em que os alunos não tenham aulas e possam frequentar estas atividades.
Também propomos que seja criada uma aplicação escolar onde todos possam desabafar em regime de anonimato, pois consideramos que entre pares é mais fácil desabafar. Esta aplicação teria um filtro para bloquear comentários desadequados.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras mensais nos locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, hospitais, centros de saúde, lares, sobre saúde mental e ambientes saudáveis.
  2. Criação de uma aplicação para os alunos desabafarem no anonimato e entre pares para receberem palavras de conforto.
  3. Libertação de uma hora semanal nos horários escolares para a realização de atividades que promovem a saúde mental.