PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Nossa Senhora de Fátima


Exposição de motivos
O problema da saúde mental tem sido um tema atual e um problema urgente a ser discutido. No passado, era um assunto considerado "tabu e "clandestino" mas nos dias que correm um assunto recorrente, a aumentar explosivamente e que se torna, cada vez mais preocupante. Admitir que a sociedade está doente da mente nem sempre é aceite mas há que admitir que os últimos anos de pandemia, de isolamento e de enormes restrições, vieram destapar um problema que tende cada vez mais a ser generalizado.
Segundo um estudo realizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra a depressão tem vindo a aumentar nos adolescentes, afetando assim 42% dos mesmos.
Para melhorar esta situação seria importante a criação de um cheque psicólogo (semelhante ao cheque dentista) que seria atribuído aos jovens do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos). Com esta medida pretendemos ajudar as famílias mais necessitadas e com jovens a necessitar de ajuda a serem acompanhados. Do nosso ponto de vista, a saúde mental é tão ou até mais importante que a saúde física. Esta medida pretende de igual modo tornar o acompanhamento por parte do psicólogo mais frequentes e consequentemente diminuindo os casos de doenças a nível psicológico na maioria dos jovens.
A segunda medida é a reformulação do currículo de ensino, diminuindo a carga horária das disciplinas ditas teóricas e de estudo regular adicionando disciplinas mais "abertas" e que ofereçam atividades e dinâmicas mais práticas como por exemplo, culinária, desportos coletivos, artes, etc... Com esta medidas pretende-se aumentar a felicidade dos jovens, deixando-os mais livres de poder optar por aquilo que mais lhes agradam e promover uma maior atenção e acompanhamento nas suas preocupações e fragilidades.
De acordo com um estudo realizado na Finlândia, o estudo PISA, os jovens finlandeses revelam um maior índice de felicidade, visível no seu bom desempenho escolar, fruto da boas práticas educativas e do baixo nível de pressão que o sistema educativo implementa.
Pretendemos com isto, alterar a realidade no nosso país melhorando assim o bem-estar das camadas mais jovens da população portuguesa.


Medidas Propostas
  1. Criação de um cheque de psicólogo (estilo do cheque dentista) destinado aos alunos do 3° ciclo.
  2. Reformulação do currículo de ensino, diminuindo a carga horária das disciplinas regulares, acrescentando disciplinas de interesse aos alunos (desportos coletivos, artes, etc...)
  3. .