PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Correia Mateus, Leiria


Exposição de motivos
“Os dados atuais sobre a saúde mental e bem-estar dos portugueses são preocupantes, nomeadamente entre os mais jovens, quando sabemos que um em cada sete jovens entre os 10 e os 19 anos sofre de perturbações mentais e que 50% das perturbações diagnosticadas em adultos surgem na adolescência” (Carlos Oliveira – presidente executivo da Fundação José Neves).
Isto significa que não acontece só aos outros, também nos pode acontecer a nós.
Toda a comunidade escolar deve estar atenta aos sinais de alerta e devem ser dadas recomendações/ estratégias aos jovens para melhor lidarem com a situação.
Algumas recomendações/ estratégias úteis:
- ajudar os jovens a compreender os motivos das suas preocupações;
- incentivar o jovem a passar tempo com os amigos;
- alertar o jovem para o impacto de uma boa higiene do sono, de uma alimentação saudável e da importância do exercício físico;
- procurar ajuda profissional sempre que necessário.


Medidas Propostas
  1. Criação do projeto “Caixa dos Sentimentos”, a nível nacional, onde os alunos possam deixar mensagens escritas com os seus desabafos/inquietações (anónimas ou não), que no final de cada semana serão recolhidas e lidas pelas psicólogas da escola.
    Caso esteja muito desesperado(a) ligue para a linha “SOS Voz Amiga Portugal” – 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660.
  2. Realização de sessões on-line dinamizadas por psicólogos das escolas ou contratados pelo Ministério da Educação, a nível nacional, para todos os encarregados de educação, tendo como objetivo aprender a lidar com as depressões e problemas mentais dos jovens.
  3. Criação de clubes, em cada escola, onde os alunos possam apresentar os seus problemas tendo como mediadora a psicóloga da escola sendo o objetivo levar os jovens a encontrar soluções.