PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha


Exposição de motivos
A primeira medida apresentada tem de apostar na formação de professores (inicial e continua) porque são eles que passam mais horas com as crianças e jovens, nos dias de hoje. Com formação na área da "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" os professores facilmente irão estar mais sensíveis a detectar alterações comportamentais nos seus alunos precocemente que possam ser indicadoras de possíveis doenças mentais. Os professores ficam com ferramentas para encaminhar os seus alunos para os psicólogos que irão fazer o diagnóstico e indicar as melhores soluções para cada caso.

O tema "Saúde" já é abordado nas escolas mas de uma forma global e na sua maioria fazendo parte de conteúdos programáticos de disciplinas em determinados anos letivos. Incluir como tema obrigatório em todos os ciclos de ensino o tema "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, seria a forma de todos os anos se abordar o assunto sendo esta disciplina transversal ao longo da escolaridade obrigatória, proporcionando às crianças e jovens uma formação responsável, autónoma, solidária, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito de entreajuda.

Com a existência de locais nas escolas onde houvesse a possibilidade de cativar a ida de alunos, com diferentes interesses e personalidades, como o "Clube do Desabafo", os alunos poder-se-iam reunir e encontrar respostas/estratégias/ferramentas para a resolução dos seus problemas através da participação nas oficinas organizadas pelos alunos e psicólogo(s) escolar(es). Estas oficinas, tendo a colaboração de especialistas/técnicos de diversas áreas dentro da Comunidade, possibilitam aos alunos uma maior abrangência e diversidade de atividades lúdico terapêuticas.


Medidas Propostas
  1. Incluir na formação inicial de professores uma cadeira na área da "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" e ao longo da formação continua ações referentes a esta temática.
  2. Incluir como tema obrigatório em todos os ciclos de ensino o tema "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Criação no espaço escolar do "Clube do Desabafo", para dinamizar oficinas diversas organizadas pelos alunos e psicólogo(s) escolar(es) com convidados da Comunidade Local, especialistas em diversas áreas.