PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere


Exposição de motivos
1 – O bem-estar dos jovens na escola depende das suas relações sociais. Deste modo, alunos que têm reduzida capacidade de fazer amigos, que sofrem de bullying ou que pertencem a uma família na qual não há bom ambiente, faltando, por exemplo, comunicação, não são felizes.
2 – O álcool, as drogas e, de um modo geral, comportamentos aditivos têm efeitos psicológicos muito negativos, afetando a nossa capacidade de decisão: podem causar acidentes, potenciar suicídios e influenciar negativamente a nossa capacidade de estudar. Se não conseguimos controlar aquilo em que estamos viciados (incluindo redes sociais), podemos tornar-nos dependentes disso no dia-a-dia. Sempre que não temos ou fazemos aquilo em que estamos viciados, sentimo-nos “em baixo”.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar jogos e atividades ao ar livre em grupo, orientadas pelos Diretores de Turma e Delegados de Turma e Associação de Estudantes, para integrar todos e causar boa disposição, em intervalos maiores.
  2. Promover sessões de formação sobre saúde mental ajustadas às diferentes idades escolares para ajudar nas boas decisões e nas maneiras de fazer amigos.
  3. Produzir uma aplicação – “Friender”, através de partilha de perfis, com identificação dos alunos e questões sobre hobbies e interesses, de modo a suscitar a comunicação e impedir que se sintam sozinhos.