PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária D. Pedro I, Alcobaça


Exposição de motivos
A pandemia da COVID-19 teve impacto na saúde mental e bem-estar da população em geral, pelo que, os alunos dos diferentes graus de ensino não escaparam aos seus efeitos. Estudos médicos demonstraram que a pandemia pode conduzir a estados de ansiedade e depressão com influência direta na vida escolar dos alunos. Por outro lado, factores sociais, familiares e económicos, as horas passadas em frente ao computador ou ao telemóvel podem, de igual forma, contribuir para a degradação da saúde mental dos alunos, apresentando sintomas de depressão, cansaço e fadiga.
Por estes motivos, propomos a realização de questionários bimestrais, em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação/ os técnicos de Ação Social das Escolas, para aferir a saúde mental dos estudantes e assim desenvolver estratégias de atuação que previnam o insucesso escolar, promovam o bem-estar físico, psíquico e social de toda a comunidade escolar.
O desempenho nas provas finais de ciclo e nos exames nacionais podem provocar, em muitos alunos, reações graves de ansiedade motivadas pela pressão excessiva exercida pela Escola e/ou pela família, receio de não alcançarem os resultados e desempenhos desejados.

Um aluno ansioso fica muito vulnerável em relação ao contexto que envolve a avaliação, sentindo-se inseguro, preocupado e com o seu pensamento orientado para possíveis resultados negativos. Assim, a ansiedade perante as provas finais pode afetar a atenção necessária à sua realização, prejudicando no final, quer o desempenho dos alunos, quer a sua saúde mental, em especial dos mais tímidos e com dificuldades de relacionamento social.
Por estes motivos, propomos a redução do peso atribuído às provas finais na avaliação dos alunos e uma maior importância atribuída à avaliação contínua e formativa, privilegiando a utilização de instrumentos de avaliação diversificados e aos quais sejam atribuídos pesos específicos equilibrados.
Vários estudos demonstram que o contacto com a Natureza reduz os níveis de stress, baixando a pressão arterial, proporcionando uma sensação de conforto e estabilidade psicológica, e até melhorando o estado de humor, reduzindo o stress ou a depressão. Também as atividades lúdicas, a pintura, o teatro ou a música têm efeitos semelhantes.
Por estes motivos propomos uma maior aposta no alargamento e manutenção dos espaços verdes das escolas, em que os alunos interessados poderiam colaborar, através da introdução da prática regular de atividades de horticultura, pintura e jardinagem que os envolvessem de forma regular.
Propomos igualmente a criação de uma maior diversidade de clubes e ateliês na Escola, de forma a promover atividades lúdicas e culturais que os alunos possam frequentar voluntariamente durante os tempos livres, promovendo a criatividade, a expressão e a socialização e assim desenvolver as competências do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória.


Medidas Propostas
  1. Auscultação dos alunos, através de questionários bimestrais, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, para aferir da saúde mental nas escolas;
  2. Redução do peso atribuído às provas finais de ciclo e aos exames nacionais do ensino secundário;
  3. Introdução de áreas/espaços para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos.