PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Frei Estevão Martins, Alcobaça


Exposição de motivos
Com a pandemia, o número de jovens afetados por doenças mentais, em Portugal e em todo o mundo, tem vindo a aumentar. Consequentemente, em Portugal, o orçamento do Ministério da Saúde para as despesas da saúde mental também sofreu um pequeno acréscimo, porém não foi suficiente, uma vez que ainda existe um grande número de pessoas sem acesso a apoio psicoterapêutico, por questões financeiras e pela ausência de vagas. Um possível aumento deste orçamento permitiria a contratação de mais psicólogos para as escolas e para os estabelecimentos e serviços do SNS, visto que a falta destes especialistas nestas instituições tem-se vindo a revelar um problema. Deste modo, seria possível haver um maior apoio psicoterapêutico gratuito, mais acessível a todos. A introdução de mais psicólogos nas escolas, permitiria haver um melhor acompanhamento, uma melhor proteção e melhor resposta aos problemas de saúde mental entre os jovens. Uma intervenção precoce, junto dos jovens, ajudaria a minimizar a doença mental nos adultos.
É importante realçar que a informação que os alunos recebem acerca do tema da saúde mental é escassa. Acredita-se que, se houvesse um maior conhecimento sobre o tema, o número de jovens afetados e o grau de gravidade das doenças mentais seriam relativamente menores. Dever-se-ia desenvolver mais programas entre o Ministério da Saúde e as escolas, a fim de apoiar os jovens a prevenir a doença mental, a saber como reagir aos problemas/adversidades que vão surgindo.
Apostar mais na prevenção do que no tratamento da doença mental seria uma mais-valia a vários níveis. Desta forma, pretende-se que haja uma maior promoção da saúde mental e da literacia em saúde mental. Para este efeito, é também importante que os professores tenham formação nesta área. Estes profissionais têm de frequentar, anualmente, ações de formação, predominantemente no âmbito da área digital, enquanto a formação na área da saúde mental tem sido muito reduzida ou nula, facto que condiciona as competências dos docentes na abordagem dos conteúdos desta temática.
Consideramos que o foco deverá ser agir para prevenir, favorecendo, assim, o crescimento de jovens saudáveis, futuros adultos, capazes de manter uma sociedade económica e emocionalmente equilibrada. A Saúde Mental é uma parte integral da Saúde do ser humano, não há Saúde sem Saúde Psicológica!


Medidas Propostas
  1. Aumentar o orçamento do Ministério da Saúde na área da saúde mental, de forma a possibilitar a contratação de mais psicólogos para as escolas e para os estabelecimentos e serviços do SNS.
  2. Dinamizar sessões nas escolas com técnicos especializados, a fim de haver a promoção da saúde mental, ajudando os jovens a enfrentar os problemas do dia a dia.
  3. Aumentar a oferta de formação para professores na área da psicologia, mais especificamente na área da saúde mental, permitindo-lhes adquirir competências que lhes possibilitem fazer uma abordagem mais eficaz desta temática junto dos jovens.