PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda


Exposição de motivos
A gestão de emoções é importante para prevenir problemas de saúde mental no futuro, pois muitos problemas são fruto de os jovens não saberem gerir os seus conflitos emocionais desde bem novos. A capacitação de instrumentos e estratégias, desde bem cedo, permitirá que os jovens estejam munidos de competências individuais para fazer face às diferentes adversidades e superar obstáculos subjacente ao seu crescimento e desenvolvimento psicossocial.
A rápida identificação e correto diagnóstico com a correspondente intervenção permitirão um acompanhamento especializado, evitando o desenvolvimento de problemas de saúde mental nos jovens.
A intervenção célere e de equipas multidisciplinares concelhias darão uma resposta muito mais adequada não só em termos de prevenção como também em termos de acompanhamento dos jovens, pois estas equipas beneficiam da proximidade e de uma diversidade de estratégias terapêuticas individualizadas de acordo com o perfil e a individualidade de cada jovem.


Medidas Propostas
  1. Campanha de divulgação e sensibilização para os problemas de saúde mental nos jovens através de todos os meios de comunicação social e marketing
  2. Formação de equipas multidisciplinares de âmbito concelhio para trabalharem diretamente com as escolas em articulação com os SNS (centros de saúde e hospitais) e com a ordem dos advogados.
  3. Introdução dos temas Gestão emocional e Saúde Mental como tema obrigatório na área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento