PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Águeda Sul


Exposição de motivos
Com o estado crítico do SNS e as longas filas de espera, a criação de centros de apoio à saúde mental gratuitos em cada distrito com acompanhamento especializado visa melhorar a saúde mental nos jovens. Muitos jovens não querem falar com a família sobre problemas nesta área e alguns pais acabam por desvalorizar as emoções/sentimentos dos filhos. A criação deste centro vem apoiá-los da melhor forma com ajuda especializada para cada caso.Os conteúdos do ensino atual são bastante longos, repetitivos e desatualizados, desta forma os alunos têm muita matéria para estudar ao longo do ano e não podem descansar nem desfrutar de uma boa saúde mental devido à pressão escolar e social que lhes é exigida. A alteração das paragens letivas e das aprendizagens essenciais promove um período de carga horária mais curta e tranquila, com mais paragens letivas, os alunos podem desfrutar de curtas paragens das aulas e descansarem tranquilamente enquanto desenvolvem outras atividades nos seus tempos livres.
A implementação de uma hora de relaxamento no horário escolar com diferentes atividades promove o bem-estar bem como uma comunicação saudável entre os alunos da turma e a inclusão social. Ambos promovem a saúde mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Criação de centros de apoio gratuitos na área de saúde mental a nível distrital com acompanhamento de especialistas.
  2. Revisão e alteração das aprendizagens essenciais bem como das paragens letivas.
  3. Implementação de um “espaço” no horário das turmas com atividades lúdicas, desportivas, de relaxamento proporcionadas pela escola.