PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo


Exposição de motivos
A adolescência é uma fase atribulada no crescimento dos jovens, sendo que quando não é bem acompanhada pode vir a resultar em doenças mentais que comprometem o seu crescimento saudável e consequentemente a sua futura vida adulta. Dado que a maior parte dos problemas de saúde mental surge por volta dos 14 anos, quisemos dar resposta a esta problemática, antecipando-os e incidindo as nossas medidas na prevenção. Uma vez que consideramos o acompanhamento psicológico insuficiente nas escolas, dada a falta de psicólogos escolares, consideramos ser necessário a disponibilização de um serviço multidisciplinar gratuito para todos nós jovens. Consideramos que a experiência UBUNTU que vivemos durante uma semana deverá ser replicada para todos os jovens que frequentam o 8º ano para desenvolverem o autoconhecimento, a autoconfiança, o serviço, a empatia e a resiliência. Estes jovens líderes UBUNTU deverão ser capazes de lidar melhor com os problemas da adolescência e fazer o acompanhamento (apadrinhamento) aos novos alunos numa escola. Por último, quisemos ajudar os pais a conhecer melhor os seus filhos na adolescentes e ajudá-los a encontrar respostas para os problemas que vão surgindo. Como nem sempre os pais têm disponibilidade de irem à escola, propomos que as palestras sejam transmitidas em direto, através da rádio local.


Medidas Propostas
  1. Disponibilização a todos os alunos de um programa de acompanhamento multidisciplinar anual gratuito, à semelhança do “cheque-dentista”, a partir do segundo ciclo, para despiste de possíveis problemas dos adolescentes.
  2. Implementação obrigatória do projeto UBUNTU nas escolas para todos do 8º ano.
  3. Palestras nas escolas para encarregados de educação, com técnicos especializados, sobre saúde mental nos jovens, com apresentação de casos concretos e possíveis respostas, em parceria com as rádios locais ou canais de televisão.