PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira


Exposição de motivos
Nós achamos que muitos dos problemas de saúde mental dos jovens acontecem porque as pessoas escondem o problema, não falam do que estão a sentir, têm medo de ser “postos de lado” e isso faz com que vão ficando cada vez mais isolados e achem que têm alguma coisa de errado porque, com os outros, parece que está tudo a correr bem e que eles não têm problemas nenhuns.
Muitas famílias não acreditam que os filhos têm problemas psicológicos, não valorizam os sintomas que eles apresentam e, por isso, não procuram ajuda psicológica; por vezes, também são os filhos que não se sentem à vontade para falar com os pais ou não os querem preocupar. Há também muitas famílias que não têm possibilidades económicas para procurar ajuda especializada em caso de depressão/ansiedade dos filhos.
Frequentemente, os problemas de saúde mental são provocados ou aumentados por comentários/fotografias, ou divulgação de dados da vida pessoal ((nem sempre verdadeiros), que prejudicam a autoestima e provocam danos psicológicos graves, que podem provocar anorexia, bulimia, depressão…
Um dos maiores motivos de ansiedade/depressão dos jovens é a ansiedade provocada pelos resultados escolares (testes e exames). Achamos que o testemunho de colegas/alunos mais velhos e que já passaram pelo mesmo que nós, pode ajudar-nos a lidar com a ansiedade e a ultrapassar o medo de falhar.


Medidas Propostas
  1. Criação de sessões de esclarecimento com psicólogas, sobre saúde mental, para todas as turmas da escola.
  2. Promover campanhas de alerta, para os perigos da publicação de fotografias/imagens de caráter pessoal e íntimo, nas redes sociais.
  3. Promover encontros com estudantes universitários para esclarecimento de dúvidas sobre como lidar com a ansiedade, relacionada com os estudos.