PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira


Exposição de motivos
Os jovens são mais vulneráveis do que os adultos aos sofrimentos de ordem psíquica e emocional. Muitos jovens estão sujeitos a grandes pressões ao nível escolar ou familiar e não têm capacidade de lidar com estas situações. Problemas como a depressão e a ansiedade podem levar os adolescentes ao desenvolvimento de quadros clínicos que geram sintomas frequentes de irritabilidade, de frustração ou episódios de raiva excessivos e de difícil controle.
A ausência de tratamento de saúde mental durante a adolescência tem um grande impacto no desempenho escolar e familiar, o que aumenta o risco de abuso de álcool, de drogas e de comportamento violento. Assim, torna-se necessário encontrar estratégias para atenuar os impactos destes transtornos, promover o equilíbrio psicológico e a proteção da saúde física e mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras e atividades nas escolas e municípios, sobre a saúde mental e a inteligência emocional, com a participação de pessoas especializadas e com testemunhos pessoais.
  2. Implementação de sessões anuais com os psicólogos escolares, para desmistificação e esclarecimento em torno da temática da saúde mental.
  3. Sensibilização da população em geral através da rádio, da distribuição de panfletos e com vídeos e curtas metragens informativas na televisão e nas redes sociais.