PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar


Exposição de motivos
Como jovens cidadãos portugueses, preocupamo-nos com a saúde mental de todos os jovens, o que nos inclui a nós mesmos. Assim sendo, recorrendo a um sistema democrático, decidimos levar à próxima etapa as medidas que melhor satisfazem as nossas necessidades.
O objetivo da nossa primeira medida é obter ajuda profissional acessível a todos, não apenas a quem pode pagar, por isso, a presença de psicólogos nas escolas é crucial, bem como o estabelecimento de redes de terapeutas com diferentes especialidades e que possam intervir com base na sua formação - lidar com um caso de abuso de substâncias é diferente de lidar com um aluno com problemas depressivos ou mesmo, mais extremista, pensamentos suicidas. Só teremos a ganhar se houver maior troca de experiências entre os profissionais de saúde, e se o foco estiver nas necessidades dos alunos.
Na segunda medida defendemos a criação de salas, nas escolas, onde os alunos poderão descontrair, passar tempo sem tecnologias, conviver e, durante algum tempo, esquecer tudo o que de mal se passa na sua cabeça. Estas salas estariam abertas durante o funcionamento da escola, com supervisão de professores em tempos livres e equipadas com jogos lúdicos, inclusive jogos de tabuleiro.
Considerando que muitas das doenças mentais nos jovens são causadas pela falta de autoestima, na última medida, achamos que é de extrema importância o reforço de psicólogos nas escolas e da intervenção de outros profissionais de saúde. Assim, propomos a realização regular de palestras nas escolas, dinamizadas por psicólogos, pedopsiquiatras e enfermeiros especializados nesta área, ajudando os jovens a identificar os sinais de uma possível doença mental, bem como encontros individualizados destes profissionais com os alunos que sintam essa necessidade.
Para resumir, pretendemos que haja um reforço nas equipas de psicólogos nas escolas e uma maior regularidade de palestras acerca deste tema.


Medidas Propostas
  1. Equipas de psicólogos e terapeutas nas escolas.
  2. Criação de salas de bem-estar.
  3. Promover a autoestima dos jovens através de palestras regulares na escola com psicólogos e outros profissionais da área da saúde mental.