PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro


Exposição de motivos
O problema inerente à Saúde Mental dos jovens tem vindo a ter impacto no seu desenvolvimento, no seu percurso escolar e no seu relacionamento social e familiar. Estes fatores têm vindo a ser uma preocupação das instituições de ensino e seus agentes, a começar pelas direções, docentes, psicólogos e auxiliares da educação. Urge então, uma necessidade crucial de se promover uma literacia sobre Saúde Mental.

Sabemos que são as nossas atividades e os nossos sentimentos que permitem o nosso bem-estar mental. De acordo com o pressuposto de Josephine Mancuso (2008), o ser humano adquire competências – conhecimentos, habilidades e atitudes que implicam que aquele, perante uma nova situação, seja capaz de mobilizar conhecimentos e recursos de modo adequado, dando uma resposta ajustada à situação – permeabilizando uma relação indivíduo-sociedade.
Perspetivando que numa situação em que o equilíbrio mental de uma pessoa está fragilizado ou alterado, por uma qualquer perturbação psiquiátrica ou médica, esta pode afetar negativamente a sua capacidade de escolha, levando também a uma diminuição das funções a nível individual, e neste caso poderá afetar o seu bem-estar familiar e social.
 Neste sentido o tema em debate pode contribuir para um melhor e maior conhecimento das doenças do foro mental, podendo também contribuir para a investigação, a prevenção, deliberação de políticas de saúde e outras tomadas de decisões a nível comunitário e nacional.
É no seguimento destes pressupostos que apresentamos as nossas medidas.
Assim a nossa primeira medida tem como objetivo promover a literacia sobre a saúde mental.
Através da nossa segunda medida consideramos que deva existir uma maior intervenção junto dos jovens com problemas de saúde mental, bem como das suas famílias.
Por fim a nossa terceira medida propõe formas de divulgação, para um melhor conhecimento, sobre saúde mental.
Almejamos que estas medidas possam contribuir para uma sociedade mais sã para os jovens. Podemos finalizar corroborando com o provérbio "Mente Sã em Corpo São".


Medidas Propostas
  1. Realização de campanhas, com o intuito de apelar para saúde mental, através de Podcast, mensagens em redes sociais, podendo mesmo usar personalidades famosas para divulgar esses problemas.
  2. Proporcionar aos jovens a oportunidade de ter dois encontros/sessões por ano com pessoas especializadas na área de psicologia, podendo, nestes casos, atribuir-se um cheque para um psicólogo/ida a um psicólogo. Deverá ainda facultar-se ou conceder-se apoio aos jovens que sofrem de depressão e às respetivas famílias.
  3. Promoção de um melhor conhecimento sobre saúde mental, junto dos jovens e pais, divulgando através de palestras, cartazes e folhetos.