PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, Oliveira de Azeméis


Exposição de motivos
O tema proposto tem um papel fundamental na vida dos jovens, uma vez que a adolescência é marcada tanto por momentos felizes como, também, por momentos de stress e pressão que, se não forem reconhecidos e adequadamente geridos, podem desencadear alguma doença mental.
Com o objetivo de prevenção, elaboramos três medidas que visam favorecer o desenvolvimento socioemocional, a partir de técnicas e conhecimentos relevantes sobre o assunto, permitindo que toda a comunidade escolar esteja mais informada e apta.


Medidas Propostas
  1. Criação de um consultório na escola, com uma psicóloga disponível, com marcação gratuita através da secretaria, para acesso dos alunos, sem o conhecimento de outros, juntamente com sessões mensais, em sala de aula.
  2. Organização de projetos, como o ERASMUS+, implementados em todas as turmas com interesse, realizando visitas aos locais dos profissionais desta área, tanto com os jovens como, também, sessões com os encarregados de educação.
  3. Em disciplinas como Cidadania e EMRC, ou até criação de uma atividade com tempo específico, fazer abordagens sobre o assunto, com todas as idades, desenvolvendo a noção do tema desde criança que vai evoluindo conforme a idade.