PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Loureiro, Alumieira, Oliveira de Azeméis


Exposição de motivos
A saúde mental surge associada à formação plena de qualquer ser humano. Também os jovens não estão imunes a este problema que se está a tornar numa pandemia global. As nossas medidas visam trabalhar este desafio.
Medida 1: Os agrupamentos de escola lutam permanentemente com a falta de técnicos especializados, especialmente psicólogos. Sendo a escola uma instituição que promove a formação integral dos alunos, não se pode abordar o ensino de forma minimalista. São cada vez mais recorrentes os problemas emocionais e do foro da psicologia nos adolescentes e jovens, que comprometem o seu desenvolvimento pessoal e social, por consequência as suas aprendizagens. Os dados pós-pandémicos corroboram que a saúde mental entre os jovens se tem vindo a deteriorar. Assim, urge fomentar nas escolas um acompanhamento cabal, de modo a promover uma cultura de gestão das emoções e dos problemas de saúde mental. É fundamental que o Ministério da Educação pense no aluno numa perspectiva holística e inclua no orçamento de estado uma verba dedicada à contratação de psicólogos.
Medida 2: A pandemia veio tornar visíveis vários problemas nos jovens e na sua educação, especialmente ao nível psicossocial. Deste modo, a escola não passou incólume a estes problemas. Assim, foram criados programas para a recuperação de aprendizagens que visam minimizar os défices criados pelo confinamento e pela mudança de paradigma de ensino-aprendizagem. Neste sentido é fundamental encontrar ferramentas que ajudem a colmatar não só as aprendizagens mas também todos os constrangimentos do foro mental. O yoga é uma filosofia milenar de vida que olha para o ser humano como um todo, viabilizando técnicas que permitem um equilíbrio global da pessoa. Existem vários estudos que comprovam que esta é uma mais-valia para os alunos, já existindo no país escola com projetos que permitem a promoção de competências socio emocionais, tais como: autoconhecimento; autoconsciência; autorregulação emocional; relação positiva com os outros. É fundamental que o ministério conceda às escolas autonomia para que possam abrir concursos de contratação de técnicos para implementar estes projetos de promoção da saúde mental dos jovens.
Medida 3: Os professores surgem no contexto educativo como agentes fundamentais na promoção do desenvolvimento integral dos alunos. São eles os mentores de uma sociedade plena forte, são eles quem está em permanente contacto com os alunos, tendo noção dos desafios que se colocam aos jovens. Assim, são também parte fundamental na construção de um percurso de saúde mental dos alunos, devendo ter acesso a formação que lhes permita instruir-se de ferramentas para reconhecer, regular e comunicar emoções e dessa forma desenvolver competências que lhes permitam ajudar os seus discentes. É fundamental o apoio do ministério, no sentido de desenvolver projetos educativos e respectiva formação, em horário laboral dos docentes, para que se possa viabilizar a implementação desta medida.


Medidas Propostas
  1. Contratação de maior número de psicólogos por cada escola.
  2. Implementação de projetos que promovam a saúde mental dos jovens, nomeadamente: yoga; oficinas de promoção de competências socio emocionais para alunos e famílias.
  3. Formação de pessoal docente para implementação de técnicas de gestão emocional.