PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis


Exposição de motivos
Vivemos numa sociedade agitada e muito desigual, com vários obstáculos económicos, naturais e socioculturais, que afetam as famílias diariamente e em especial as crianças e os jovens. Estes obstáculos são mais sentidos em ambientes desfavorecidos, onde os recursos e infraestruturas de apoio no geral escasseiam, originando maiores esforços de sobrevivência pelas famílias. Muitos pais e encarregados de educação têm de trabalhar muitas horas e não podem acompanhar os seus filhos, estando muito pouco tempo com eles por dia (incluindo fins de semana). Por outro lado, os jovens ficam muito tempo na escola, com aulas, fechados em salas, que muitas vezes têm pouco conforto, realizando atividades que geram stress pela sobrecarga ou dificuldade das matérias/ conteúdos. As refeições nas cantinas das escolas são pouco atrativas e repetitivas, o que leva os jovens a procurar outras formas de alimentação, muitas vezes pouco adequadas para uma boa saúde e bem estar. Todas estas situações, a médio e longo prazo, geram atitudes e consequências negativas nos jovens que se repercutem na sua saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Abolição das provas finais e provas de aferição até ao 9º ano de escolaridade.
  2. Todos os anos na Comunidade, com o apoio das autarquias e outras entidades, dinamizar uma ou mais atividades ao ar livre (corridas,
    caminhadas, ...) para angariar fundos que sejam utilizados em apoio psicológico gratuito aos jovens do município.
  3. Implementar a dieta mediterrânica no espaço escolar (cantina e bufete), nomeadamente com maior oferta de frutas variadas e vegetais através de menus atrativos.