PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Mealhada


Exposição de motivos
Promover programas de capacitação para jovens: dar a conhecer a importância da saúde mental pela realização de palestras e campanhas de sensibilização e informação.
Organizar campeonatos desportivos: promover as relações interpessoais, estimular o estilo de vida saudável e impulsionar o espírito de equipa.
Promover a diminuição dos trabalhos escolares e carga horária: diminuir a pressão e níveis de stresse e ansiedade.


Medidas Propostas
  1. Promover programas de capacitação para jovens
    Os jovens precisam de estar preparados para enfrentar os problemas e, para isso, devem ter acesso a programas que os ajudem a perceber e a compreender as questões da saúde mental para melhor resolverem os desafios que enfrentam! Dever-se-ia apostar em mais programas como, por exemplo, o Projeto+ Contigo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que realiza um bom trabalho, neste aspeto, nas escolas da Região Centro.
  2. Organizar campeonatos desportivos
    Esta ideia pode ajudar a melhorar as relações interpessoais, estimular o estilo de vida saudável e impulsionar o espírito de equipa. Sendo assim, estes campeonatos evitariam o isolamento dos jovens que estivessem a enfrentar problemas psicológicos e, ao mesmo tempo, esta prática ativaria hormonas que provocam uma sensação de bem-estar e felicidade como a dopamina.
  3. Promover a diminuição dos trabalhos escolares e carga horária
    Atualmente, os jovens sentem pressão devido à escola. Portanto, pensamos que os jovens que estejam com problemas na sua saúde mental deviam ter menos carga horária e trabalhos para entregar ou, pelo menos, terem direito a um prazo maior para os entregar. Estes jovens que estão a passar por momentos difíceis, estarão com a mente confusa e retirar algum peso, como os trabalhos e carga horária, poderá ajudar a diminuir os níveis de ansie