PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo


Exposição de motivos
Atualmente, na nossa sociedade assistimos a um grave problema a nível da saúde mental, que por vezes não é precocemente diagnosticado, sobretudo devido ao estigma relativo à doença que tem perdurado ao longo do tempo.
Este não é um problema novo, mas tem vindo a agravar-se sobretudo depois dos confinamentos associados à pandemia.
Notamos que este problema tem afetado muito os jovens que sofrem muito com ansiedade, ataques de pânico e até depressão.
É urgente a tomada de decisões neste âmbito, pelas instituições que nos governam, e o envolvimento das escolas, para que em parceria com entidades competentes possam abordar o assunto e procurar soluções.
Não é apenas necessário fazer o diagnóstico da situação, mas também oferecer aos jovens e à sociedade em geral soluções e estratégias de combate ao problema.
A disponibilização de recursos humanos e materiais é essencial, porque permitirá evitar situações desgastantes e fins trágicos e a longo prazo minimizará os custos quer a nível humano, quer financeiro.
Atuar na prevenção, será sempre o desejável.


Medidas Propostas
  1. Criar uma Equipa Multidisciplinar (constituída por um médico, um psicólogo, um agente da PSP, professores, alunos e familiares) e implantá-la nas escolas por todo o país, que fará um diagnóstico e criará iniciativas de combate aos problemas mentais detetados.
  2. Sessões de Regulação e Voluntariado, dinamizados por alunos e profissionais de saúde, que irão abordar diversos temas, como por exemplo distúrbios alimentares e toxicodependências. Estas atividades podem ser aplicadas, não só em dias comemorativos sobre saúde, mas também num dia específico, ao qual poderemos chamar “ Dia Escolar da Saúde Mental dos Jovens”.
  3. Integrar nas competências da Comissão de Saúde outras doenças mentais de um modo mais específico, para além das toxicodependências e da obesidade.