PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira


Exposição de motivos
M1: Medida a implementar por psicólogos na comunidade escolar. Relativamente aos encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa, para os capacitar na sinalização precoce de crianças e jovens que apresentem problemas relacionados com a saúde mental. No que diz respeito aos alunos, promovendo sessões dinâmicas e interativas, desde idades precoces, que poderão auxiliar a prevenção de depressões, bullying, discriminação, entre outros.
M2: O aumento do número de psicólogos nas escolas, permitiria também um atendimento mais personalizado dos jovens que necessitassem do seu apoio, tornando possível um seguimento, mais eficaz, de cada aluno do que aquele que é possível atualmente com o escasso número de psicólogos que existem em cada escola.
M3: Os “espaços seguros” referem-se a locais próprios em ambiente escolar para a prática de atividades dinâmicas (como por exemplo torneios desportivos) que envolvam os jovens. Hoje em dia estes isolam-se cada vez mais e a realização destas atividades levaria a que convivessem e que se relacionassem mais entre si. Sendo os jovens a organizar e a desenvolver as atividades, também promoveria a sua convivência. Os espaços seguros, nos estabelecimentos escolares, seriam locais que promoveriam este aspeto, como por exemplo uma sala com diversos jogos (jogos de tabuleiro, cartas, xadrez, damas, monopólios, bingo). Na área exterior também poderia haver diversos campos onde fosse possível a prática de diversas modalidades como (voleibol, futsal, andebol, ténis, basquetebol…). Estes locais serviriam para a promoção de várias competições de diversas modalidades de modo a aumentar o convívio entre os jovens e ao mesmo tempo que tornassem a escola um local mais divertido.


Medidas Propostas
  1. Dinamização de sessões de esclarecimento sobre saúde mental para toda a comunidade escolar.
  2. Aumento do número de psicólogos em ambiente escolar.
  3. Organização de “espaços seguros” na escola para promoção de atividades dinâmicas sobre saúde mental nos jovens.