PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Português (ENSIGEST)- Empreendimentos Educativos Lda


Exposição de motivos
Os adolescentes são quem vai cuidar do nosso país e do nosso futuro, para podermos ser um país sustentavelmente desenvolvido temos que formar jovens estruturalmente fortes e capazes. Um adolescente com problemas de saúde mental irá tornar-se num adulto com bastantes dificuldades de integração no mundo de trabalho, para além das dificuldades ao nível das relações interpessoais.
Os últimos dados mostram-nos que os problemas mentais nos jovens têm aumentado de forma significativa: depressão, ansiedade, adições, pressão entre pares, desafios colocados pelos media entre outros. Neste sentido, é importante agir, no sentido de prevenir, começando diagnosticar fatores de risco e possíveis sinais.
Verificámos que os jovens passam a maior parte do seu dia na escola e com elevada pressão/ competitividade para obtenção de bons resultados. Por isso achamos que as medidas a propor devem incidir em contexto escolar.
As nossas medidas incidem na prevenção e resolução, desta problemática. É importante encontrar soluções que ajudem os nossos adolescentes a crescer de forma saudável.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma disciplina de caráter obrigatório, que não tivesse avaliação e incidisse nas seguintes áreas: Culinária, jardinagem, yoga, mindfulness, meditação, etc
  2. Criação de uma "Rede de Amigos"
  3. Sessões semanais/quinzenais em grupo com uma Psicóloga.