PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Estevão, Aveiro


Exposição de motivos
1 - Com esta medida, a nossa lista pretende encorajar o aumento da literacia na Saúde Mental dos jovens (dar aos estudantes conhecimentos sobre o tema de forma a poderem ser aplicados nos seus quotidianos), promover processos de cooperação que poderão transpor-se para o dia a dia de cada um, assim como apagar o estigma (preconceito) contra a Saúde Mental, obrigando os alunos a discutirem o tema e permitindo a estes que consultem um profissional de saúde sem quaisquer consequências do meio externo (intervenção dos encarregados de educação e/ou professores e auxiliares).
2 - O impacto que esta disciplina iria ter no alunos seria significativo, pois esta permite-lhes não só, expô-los rapidamente a conceitos de psicologia básica de forma a que os educandos aprendam a naturalidade daquilo que muitas vezes sentem ou fazem e de onde é que essas emoções e ações vêm, como também a adquirirem um sentido crítico quanto à realidade desmontando assim estigmas relativos à Saúde Mental e serem desencorajados a seguirem opiniões gerais (padrões de beleza, …) que muitas vezes acabam por ser o início de doenças de foro mental (não conseguir atingir certos padrões de beleza, …).
3 - Apesar da escola ser um ambiente de aprendizagem, consideramos que esta também é um local para socialização. Assim sendo, sabemos quão difícil pode ser para os alunos se integrarem numa nova escola, e o quão prejudicial isso é para a Saúde Mental de um jovem quando estas dificuldades não são superadas. Com a criação desta medida, nenhum aluno se sentiria completamente sozinho, tendo sempre alguém a quem pedir conselhos e orientações, melhorando o seu bem-estar na escola a nível social (tendo sempre um pilar para se apoiar) e a nível escolar (sendo um aluno mais velho a orientar, este poderia ajudar com quaisquer dificuldades no percurso escolar do aluno mais novo).


Medidas Propostas
  1. Semana da Saúde Mental obrigatória, em que as turmas cumpririam o horário normal, com palestras conduzidas por profissionais de saúde sobre os conceitos básicos relativos ao tema da Saúde Mental. Nesta semana também seria possível para qualquer aluno, sem precisar de recorrer a qualquer encarregado de educação e/ou pessoal docente e não docente, consultar os serviços de psicologia e orientação da escola, bastando apenas aparecer à porta dos gabinetes.
  2. Criação de uma disciplina facultativa para os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9ºano), intitulada de iniciação à filosofia e à psicologia. Nesta disciplina os alunos poderiam adquirir conhecimentos básicos relativos a estas áreas sendo exemplos a redação de uma boa argumentação e pensamento crítico, no caso da filosofia, e, no caso da psicologia, aprender conceitos como analisar o papel das emoções no comportamento humano.
  3. Criação de um “padrinho” (sistema adotado por algumas universidades), onde os alunos de anos iniciantes de cada ciclo, 7º ano e 10º ano, teriam como padrinhos – pessoas às quais poderiam recorrer em todos os tipos de problemas (emocionais, escolares, familiares…) - alunos voluntários dos 8º e 9º anos (para assistirem alunos do 7º ano) e dos 11º e 12º anos (para assistirem alunos do 10º ano).