PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro


Exposição de motivos
Um inquérito da UNICEF diz que 72% dos adolescentes sentiram necessidade de apoio psicológico na pandemia. Refira-se que esta necessidade de apoio psicológico continua a crescer nos dias de hoje.
É essencial que os jovens reconheçam os seus sentimentos e saibam com quem contar, onde e como pedir ajuda. Isso é importante para que consigam criar e fortalecer redes de apoio entre pares e com adultos de referência em suas vidas", "É fundamental, também, que famílias e profissionais que trabalham com adolescentes ampliem suas habilidades para fazer uma escuta qualificada e sem julgamentos, promover o acolhimento e encaminhar adolescentes para os serviços adequados disponíveis." “O inquérito reforça a procura dos adolescentes por um canal de ajuda de saúde mental, onde se sintam à vontade para dizer o que sentem e recebam apoio”
Na Escola, um gabinete de Psicologia Clinica aberto durante o período de aulas será de extrema importância para o acompanhamento dos alunos relativamente à saúde mental.
A sala mind fulness irá permitir um espaço onde será treinada a empatia, paciência e tolerância; o autocontrolo das emoções e permitir aumentar a concentração.
O núcleo de jovens estagiários de psicologia nas escolas trará uma mais valia para a comunidade e para os próprios.


Medidas Propostas
  1. Gabinete clinico de Psicologia durante o horário escolar.
  2. Sala para relaxamento - mind fulness
  3. Núcleos de estágios nas Escolas de Psicologia