PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica n.º 2 de São Bernardo, Aveiro


Exposição de motivos
1º Os problemas mentais nos jovens aumentam a cada dia que passa devido à pressão colocada pelos professores e pais, à carga horária, entre outros, este espaço teria então o objetivo de ajudar aqueles que mais necessitarem dele. Quando um jovem estiver a passar por uma crise seria encaminhado para este espaço durante o tempo necessário, em média 10 minutos, e este relaxaria e atenuaria o seu problema. Dentro desta sala constariam também alguns jogos, livros e atividades relaxantes e produtivas que permitiram aos jovens abstrair-se dos seus problemas.
2º Estas palestras poderão ser realizadas na forma de teatro, vídeo, online ou da sua forma mais tradicional, presencialmente. Seriam dirigidas por profissionais e por alunos voluntários que já tenham experienciado algum tipo de doença mental e que se disponibilizariam a partilhar a sua experiência. O seu objetivo é informar da forma mais prática, os jovens, do que realmente são doenças mentais.
3º Muitos adolescentes sofrem de doenças mentais, que muitas vezes não são detetadas pelos mesmos nem pelas pessoas ao seu redor, ou então porque os jovens simplesmente têm vergonha de assumir o seu problema. Estas consultas não teriam o objetivo de tratar o jovem, mas sim de identificar o seu problema/a sua doença e indicá-lo para consultas regulares com um psicólogo. Serviriam também para alertar os pais e familiares de possíveis problemas, que poderão ter início em casa e que levam o jovem a desenvolver doenças mentais.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma sala, intitulada “Sala Segura” que disponibilizaria um ambiente tranquilo e silencioso, onde os alunos com ansiedade ou outros tipos de doenças mentais poderiam relaxar e acalmar-se longe do ruído e da confusão.
  2. Realização de “palestras” onde seria abordado este tema da Saúde Mental, sendo depois divulgadas na rede social do agrupamento (neste caso Yammer) juntamente com algumas medidas adicionais, que informariam os jovens dos sintomas dos diferentes tipos de doenças mentais.
  3. Proporcionar uma consulta, por semestre, com um psicólogo a todos os alunos da escola.