PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Eixo, Aveiro


Exposição de motivos
A criação de um espaço permanente nas escolas com vários profissionais poderá permitir o acesso mais rápido aos meios de saúde, não estando sujeito a lista de espera, sendo acessível a todos os jovens, mesmo aos que têm dificuldades económicas, pois seria totalmente gratuito.
A criação de workshops e/ou atividades extracurriculares seriam uma espécie de voluntariado que permitiria aos jovens adquirir competências sociais em interagir com os outros, sejam adultos ou não, capacitando-os para o desenvolvimento de atividades que vão para além da escola. Estas atividades poderiam incluir terapias alternativas, pois acredita-se que podem ser uma solução para a gestão das emoções.
A criação de uma APP permitiria aos jovens, de forma anónima, expressar-se, desabafar e colocar as suas dúvidas, sem ter de revelar a sua identidade ou mostrar a cara. A APP permitiria um apoio quase imediato.


Medidas Propostas
  1. Criação de um espaço permanente nas escolas com vários profissionais (psicólogos, enfermeiros, terapeutas...) para receberem alunos e realizarem atividades variadas para trabalhar a gestão das emoções. 
  2. Realização de workshops/atividades extracurriculares, com técnicos especializados, para todas as turmas, como por exemplo meditação, técnicas de relaxamento, yoga, debates, partilha de opiniões e outros, em interação com setores /instituições das freguesias/comunidade.
  3. Criação de uma APP, onde os jovens, de forma anónima, expõem os seus problemas e técnicos especializados respondem e apoiam quase de imediato.