PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Valongo do Vouga, Águeda


Exposição de motivos
O Projeto de Recomendação do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga visa, sobretudo, desenvolver medidas que visem melhorar a situação dos jovens alunos, por esse motivo, todas as medidas propostas se destinam a ser desenvolvidas nas instituições escolares, abrangendo vários níveis de ensino.
A primeira medida visa melhorar a saúde mental dos jovens recorrendo à atividade física. Assim, propõe tornar obrigatórias 3 horas e trinta minutos de educação física, no 1º ciclo, sendo que a essas três horas não seria descontado o tempo de intervalo e se acrescentariam 30 minutos de yoga e/ou meditação. Estas atividades poderiam ajudar a relaxar e descontrair os alunos, contribuindo para a sua saúde física e mental. Desta forma poderiam aprender a gerir mais facilmente situações de frustração, ansiedade e stress.
A segunda medida procura colmatar problemas já existentes, de facto a percentagem de jovens com depressões, ansiedade e outros problemas do foro psicológico, tem vindo a aumentar, situação agravada pela situação de pandemia e isolamento vivida nos últimos anos. As escolas já têm acesso a psicólogas, mas muitos dos problemas dos jovens são no âmbito da psicologia clínica e não da psicologia educacional. Achamos esta medida necessária, visto que existem jovens que não têm condições para pagar uma sessão de psicologia, já que estas podem variar entre 10 a 100 €, e, na nossa opinião, todos os jovens têm direito de serem ouvidos e ajudados.
A terceira medida procura ncontrar uma solução alternativa para os jovens que não se sentem tão à vontade para falarem abertamente sobre si. A criação do site que propomos teria o intuito de receber desabafos de forma anónima. Este site poderia ser encontrado na página das escolas (só poderiam acessar ao site pessoas com o email escolar, mas a partir do momento em que se acedessem ao site, passaria a ser anónimo), e os desabafos iriam ser lidos por uma psicóloga, que ajudaria os jovens e responderia às suas mensagens. Caso se considerasse que a saúde do próprio próprio ou de outras pessoas estaria em risco, estes “desabafos” seriam reencaminhados para outros meios de ajuda ou para os Encarregados de Educação.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de 3 horas e 30 minutos de educação física, no currículo do 1º ciclo, sendo que 30 minutos seriam dedicados à yoga e à meditação.
  2. Garantir acesso gratuito a uma psicóloga clínica nas escolas.
  3. Criação de um site, integrado nas páginas das ecolas, com o intuito de receber desabafos de jovens, de forma anónima