PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Duarte Lemos


Exposição de motivos
Considerando que:
- Vivemos hoje uma das mudanças sociais mais significativas na sociedade, a era digital e o seu impacto nas interações sociais;
- As redes sociais e as aplicações têm vindo a alterar particularmente a forma como as crianças e os adolescentes comunicam e procuraram informação, gerando por vezes desafios à saúde mental e ao seu equilíbrio emocional;
-É necessário aproximar as respostas de apoio emocional e prevenir o aparecimento de doença mental, particularmente entre os estudantes adolescentes e jovens adultos;
- Se torna necessária a existência de canais de comunicação digitais de apoio e suporte emocional nas escolas, mais acessíveis aos estudantes, levando a que estes se sintam mais apoiados;
- É importante promover a partilha entre pares, que estimula a conversa e a troca de experiências e emoções entre os estudantes fornecendo-lhes ferramentas de autocuidado, regulação e bem-estar;
- A escola constitui, de facto, um importante contexto para a aprendizagem e para o desenvolvimento pleno das crianças e jovens e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimensões da educação para a cidadania;
- Estudos recentes referem que o gaming é o principal hobby na população jovem portuguesa, e também visto como uma oportunidade de interação social pelos jovens de forma cada vez mais precoce;
- A Organização Mundial de Saúde, em 2018, decretou a perturbação com videojogos um problema de saúde mental.
- No período pandémico esta foi uma atividade que permitiu manter o distanciamento e simultaneamente a interação tendo por isso agravado o risco de adição entre as crianças e os adolescentes na atualidade;
- A deteção precoce dos sintomas pode ajudar a prevenir o agravamento da situação e o aparecimento de outras perturbações associadas;
- É essencial capacitar as crianças e os jovens de informações específicas sobre os fatores de risco para a adição digital e outros problemas relacionados com a doença mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de canais de comunicação digitais nas escolas de apoio emocional e partilha entre os estudantes com orientação técnica especializada de psicólogos ou outros técnicos de saúde mental.
  2. Introdução da temática “adições digitais” no currículo da educação para a cidadania nas escolas.
  3. Criação de uma campanha nacional para o contexto escolar que promova a saúde mental e o bem-estar na comunidade educativa no seu todo.