PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Mêda


Exposição de motivos
É urgente travar as fake news. Estas notícias, criadas por fontes com pouca credibilidade, têm grande poder de viralização e apelam à sensibilidade do leitor, com o objetivo de favorecer ou prejudicar alguém. As principais vítimas são pessoas com idade avançada e/ou pessoas com pouca escolaridade e um baixo nível de competências digitais. Daí a necessidade de, a par da criação de agências idóneas e ideologicamente neutras, compostas por especialistas, com capacidade para identificar notícias falsas e gerar alertas, se revelar fundamental a formação dos utilizadores dos meios digitais e a sua sensibilização para este problema. Nada se resolverá, no entanto, sem a responsabilização dos meios de comunicação social e das plataformas digitais que disseminam este tipo de notícias. A transparência dos algoritmos das plataformas digitais obrigaria as redes sociais a serem mais corretas e não favorecerem o engajamento de fake news, por mais que estas contribuam para o aumento do tráfego da própria rede social.


Medidas Propostas
  1. Implementação de agências/ organizações de fact checking, que encaminhem para a justiça os casos que afetem entidades privadas.
  2. Criação de um plano de sensibilização e formação da comunidade virtual centrado na distinção entre notícias verídicas e fake news.
  3. Assegurar a transparência dos algoritmos das plataformas digitais.